Com a proximidade de um novo edital para o provimento de 136 vagas nos cargos de analista ambiental e analista administrativo, o concurso IBAMA será uma das grandes oportunidades dos próximos meses. Mais quais são os requisitos desses cargos? Veja nesta matéria.
Antes, vale o registro de que, além dos cargos acima citados, o certame ainda oferecerá 432 vagas no cargo de técnico ambiental. Ou seja, é chance que não acaba mais.
Concurso IBAMA: veja requisitos do cargo de analista
Para ingressar como analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, seja na função ambiental, seja na função administrativa, os candidatos deverão possuir os seguintes requisitos:
· Ser aprovado no concurso IBAMA;
· Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo
estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
· Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.
· Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo:
Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.
Analista Ambiental: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso. As áreas de atuação nesse cargo poderiam ser as seguintes:
a) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por conselho de contas de Município;
b) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;
c) condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992.
Panorama
O concurso IBAMA foi autorizado para o provimento de 568 vagas. A comissão responsável pela seleção foi formada pouco tempo demais do ato autorizativo. A divisão de vagas ficou assim:
· Analista ambiental, 96 vagas de nível superior;
· Analista administrativo, 40 vagas de nível superior;
· Técnico ambiental, 432 vagas de nível médio.
Segundo dados oficiais, os salários pagos aos futuros ocupantes dos cargos varia de R$ 4.036,34 a R$ 8.547,64 para os cargos de técnico e analista, respectivamente.
Mín. 22° Máx. 30°