Escolher uma carreira acadêmica é um dos momentos mais importantes na vida de um adolescente. Porém, nos tempos modernos um dos grandes desafios para os jovens é decidir que curso irá fazer quando concluir o Ensino Médio. Muitos estudantes vêm apresentando dúvidas sobre qual área seguir, e com isso o medo e a preocupação com o mercado de trabalho competitivo e remunerado faz com que muitos deles tenham um impasse na hora da escolha. Mas também, a falta de oportunidades e a pressão dos pais nas decisões dos filhos contribuem para esse problema.
O Brasil é um país carente em questão de educação, principalmente no ensino público, e muitos estudantes em longo prazo demonstram dificuldades para começar uma vida universitária. E por que isso acontece? Grande parte das escolas de ensino público não trabalham uma didática viável as necessidades dos alunos, como por exemplo, modernização das grades curriculares com atividades socioculturais e implementação de matérias que realmente ressalte essas necessidades. Outro obstáculo que os jovens brasileiros sofrem é sobre a questão financeira, cerca de 48% desses principiantes não conseguem consolidar trabalho com estudo e muitos priorizam o trabalho autônomo do que a faculdade.
A participação dos pais na educação dos filhos é essencial para que tenham uma relação harmônica. Mas isso, muitas vezes se torna sufocante, muitos desses pais criam expectativas irreais e resultam isso como uma obrigação a ser comprida por seus filhos chegando a causar uma frustação e uma restrição nas escolhas pessoais deles.
Mín. 22° Máx. 30°