Quarta, 24 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Brasiléia, AC

Educação Acre

Secretaria de Segurança promove semana de conscientização na Escola Belo Jardim

Levando as ações do projeto Segurança na Escola para o bairro Belo Jardim I, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/...

23/06/2024 às 12h01
Por: Redação DN Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Levando as ações do projeto Segurança na Escola para o bairro Belo Jardim I, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), por meio do programa Acre pela Vida realiza semana de conscientização para crianças e adolescentes da Escola Belo Jardim. A programação que teve início nesse sábado, 22, ocorre até a próxima sexta-feira, 28, das 7h30 às 13h.

Começou nesse sábado, 22, a semana de conscientização na Escola Belo Jardim promovido pela Secretaria de Segurança por meio do Acre pela Vida. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Começou nesse sábado, 22, a semana de conscientização na Escola Belo Jardim promovido pela Secretaria de Segurança por meio do Acre pela Vida. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O projeto “Segurança na Escola” tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da segurança pública. A programação ao longo da semana visa abranger todos os aspectos relevantes para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, desde a prevenção ao crime e segurança no trânsito até a importância dos direitos e deveres dos cidadãos.

Nesse sábado 22, o evento contou com diversas atividades do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e órgão parceiros que levaram: apresentação do canil e exposição de materiais utilizados pela Polícia Militar do Acre (PMAC), oficina de primeiros socorros e combate a incêndios, além de exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), atividades educativas sobre segurança no trânsito, exposição de materiais utilizados nas operações militares e atendimento médico e odontológico com o Exército e vacinação e testes rápidos com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Atendimento médico com o Exército. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Atendimento médico com o Exército. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia explica que o programa Segurança na Escola se destaca como um modelo de ação educativa e preventiva. “A segurança pública visa estar em todos os locais, acompanhando de perto os futuros cidadãos, para que eles desde cedo desenvolvam ações responsáveis”, destaca Gaia.

Para o coordenador do Acre pela vida, coronel Atauhalpa Batista Ribera o programa é fundamental para a construção de uma comunidade escolar mais segura. “Acreditamos que este programa não só contribuirá para a segurança imediata dos alunos e da comunidade escolar, mas também formará cidadãos mais conscientes e ativos na promoção da paz e justiça social”, ressalta o coordenador do Acre Pela Vida .

Ações educativas com o Detran. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Ações educativas com o Detran. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

As ações de sábado foram realizadas em sincronia com as atividades da escola, que na ocasião apresentava o encerramento dos trabalhos do componente curricular da Escola Integral, as Eletivas, que é onde os alunos têm a oportunidade de estudar aquilo que é de interesse, é o que explica a gestora da Escola Belo Jardim, Graciane Nascimento.

Gestora da Escola Belo Jardim, Graciane Nascimento. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Gestora da Escola Belo Jardim, Graciane Nascimento. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“As eletivas são aquilo que eles gostariam de estudar e dali são formadas as emendas daquele tema que será estudado. Hoje nós temos aqui os guardiões do sistema solar que é uma eletiva que foi construída, temos também a coleta seletiva que os alunos aprenderam sobre a reutilização do lixo e também reciclagem, libras que é uma a língua de sinais, temos a que mostra como o cacau vira chocolate. Com as eletivas os alunos têm a oportunidade de aprender sobre diversos assuntos. E é muito importante essa parceria com a segurança que está trazendo mais atividades e serviços para os alunos e comunidade”, relata a coordenadora.

O estudante Felipe Catriel, que desde 2023 participa das eletivas, destaca o interesse por atividades extracurriculares. “Eu faço a eletiva de libra e acho muito importante porque se tiver um colega mudo eu vou poder entender ele. Hoje teve muitas coisas legais sobre trânsito, achei muito legal”, explica o aluno, sobre as atividades educativas oferecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Estudante Felipe Catriel falando eu te amo na língua dos sinais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Estudante Felipe Catriel falando eu te amo na língua dos sinais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Programação – Segurança na Escola

• 24 de junho (segunda-feira): 08h – 09h: PMAC – Palestra sobre convivência em sociedade.
• 25 de junho (terça-feira): 08h – 09h: CBMAC – Noções básicas de primeiros socorros.
• 26 de junho (quarta-feira): 08h – 09h:Polícia Civil do Acre (PCAC) – Palestra sobre prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
• 27 de junho (quinta-feira): 08h – 09h: Instituto Socioeducativo (ISE) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen)- Discussão sobre o sistema prisional acreano, medidas socioeducativas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
• 28 de junho (sexta-feira): 08h – 09h: Detran – Palestra sobre segurança no trânsito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasiléia, AC Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 37°C 19°C
Sex 38°C 20°C
Sáb 39°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Seg 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias