Quarta, 24 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Brasiléia, AC

Meio Ambiente Acre

Gestora do Estado recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente

Pela atuação como gestora pública à frente da pasta ambiental no governo do Acre, contribuindo para preservação do meio ambiente e o desenvolviment...

30/06/2024 às 14h12
Por: Redação DN Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Pela atuação como gestora pública à frente da pasta ambiental no governo do Acre, contribuindo para preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Brasil, a secretária Julie Messias recebeu a honraria da Cruz do Mérito da Amazônia, no Grau Dama Comendadora.

Secretária Julie Messias recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente. Foto: Janine Brasil/Sema
Secretária Julie Messias recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente. Foto: Janine Brasil/Sema

A entrega da honraria ocorreu na noite deste sábado, 30, no buffe AFA Jardim, em Rio Branco, durante o evento Ícones da Amazônia, realizado pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes.

A Câmara Brasileira de Cultura é uma ONG de nível Nacional reconhecida nas Américas do Sul e Central, Caribe e Europa. Estimula o universo científico e todas as manifestações de arte, pesquisa, estabelece intercâmbios culturais com outros países, homenageia personalidades que se destacam no meio acadêmico, social, ciências exatas e humanas, ambiental entre outros.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou que a premiação não é para ela, mas sim para todos os que fazem parte da equipe de governo que buscam atuar na conservação e preservação do meio ambienta.

“Agradeço pelo reconhecimento, ser homenageada por fazer a minha parte, como gestora pública, por cuidar do nosso meio ambiente com muito esforço e dedicação e união com minha equipe, que não posso deixar de citar, e minha família. Agradeço também ao governador Gadson Cameli pela confiança no meu trabalho à frente da Sema e todos os demais agentes que atuam com integração junto à nossa pasta de Meio Ambiente”, afirmou.

Parte da equipe da Sema, família e amigos foram prestigiar o evento. Foto: Divulgação
Parte da equipe da Sema, família e amigos foram prestigiar o evento. Foto: Divulgação

A gestora, que também é presidente do Comitê Diretivo do GCF no Brasil e do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, falou da atuação conjunta entre os secretários da Amazônia Legal.

“Enfrentamos cotidianamente desafios significativos, embora tenhamos realidades distintas, então, também dedico essa honraria aos colegas secretários da Amazônia Legal”, acrescentou.

Acre no cenário ambiental

Em 2023, o Acre obtive resultados significativos com a redução de 69% no desmatamento, de acordo com o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, e de 45% nos focos de queimadas, segundo mapeamento do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiente (Cigma).

O Acre foi também o primeiro estado a ter o projeto aprovado pelo Fundo Amazônia, cujo contrato foi assinado pelo governo do Estado em abril deste ano, no valor de aproximadamente R$ 98 milhões.

Além disso, dentre as ações, há a Rede de Governança Ambiental, uma união entre estado e municípios no enfrentamento aos ilícitos ambientais, ações contínuas de educação ambiental, realização de mutirões de regularização ambiental entre outros.

“Para este ano o desafio continua, enfrentamos atualmente um cenário de seca extrema, chuvas abaixo da média em função do prolongamento dos efeitos do El Niño. Lançamos, junto aos demais órgãos que compõem a agenda ambiental, o Decreto de Emergência Ambiental e a Segunda Fase da Operação Protetor dos Biomas. Pela Sema iremos lançar os programas estaduais ReflorestAcre – recuperação e a conservação das áreas de proteção ambiental -, o Bioguardião – formação de monitores ambientais da biodiversidade e a formação de brigadas de prevenção e combate a queimadas – e o Água Boa – leva água de qualidade às Unidades de Conservação Estaduais”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasiléia, AC Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 37°C 19°C
Sex 38°C 20°C
Sáb 39°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Seg 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias