Quarta, 24 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Brasiléia, AC

Educação Acre

Educação do Estado realiza formação para professores das sala de recursos multifuncionais

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Formação Especializada do Departamento de Educação Especial, r...

01/07/2024 às 14h33
Por: Redação DN Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Formação Especializada do Departamento de Educação Especial, realiza até quinta-feira, 4, na sala de reuniões do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naahs), no Centro Educacional Dom Bosco, uma formação continuada para professores das salas de recursos multifuncionais.

A formação tem como tema “Comportamentos desafiadores: como gerenciar e prevenir” e como objetivo subsidiar os profissionais da sala de recursos com conhecimento teórico e prático de estratégias e de recursos validados para o manejo de comportamentos desafiadores que se configuram barreiras para a aprendizagem.

Formação acontece para professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foto: Mardilson Gomes/SEE
Formação acontece para professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para a professora Ademilcia Grana, chefe da Divisão, trata-se de uma temática importante, na medida em que os profissionais vivenciam diversas experiências no dia a dia da escola.

“Vivemos no contexto escolar situações diversas com os nossos alunos da educação especial, situações em que os profissionais apresentam dificuldade de lidar com os comportamentos desafiadores manifestados pelos alunos. Então, essa formação está trazendo estratégias, recursos para os profissionais”, afirmou.

A finalidade é que os profissionais possam planejar e, especificamente, prevenir os comportamentos desafiadores dos alunos que, segundo ela, acabam se tornando barreiras e o aluno deixa de aprender por conta da dificuldade de lidar com os estressores do ambiente escolar.

“Então, é necessário que a escola saiba como fazer, o que fazer e quais estratégias utilizar para que as barreiras que dificultam a aprendizagem para o aluno sejam removidas e ele tenha igualdade de condições com os demais alunos da escola”, destacou.

Professora Antônia Marques: “É importante estarmos bem capacitados”. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Professora Antônia Marques: “É importante estarmos bem capacitados”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Antônia Marques, mediadora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola Samuel Barreira, destacou a importância da formação continuada na medida em que é necessário ter estratégias para a aprendizagem desses alunos.

“Para nós, professores, é importante estarmos bem capacitados para oferecermos um melhor aprendizado na escola, e, com certeza, os desafios são grandes para muitos profissionais, porque às vezes a gente não entende todas as deficiências, todos os transtornos, porque são de uma magnitude muito grande”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasiléia, AC Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 37°C 19°C
Sex 38°C 20°C
Sáb 39°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Seg 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias