Quarta, 24 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Brasiléia, AC

Educação Acre

Fase estadual do atletismo dos jogos estudantis conta com a participação de 64 escolas e mais de 250 atletas neste domingo

A Coordenação de Desporto Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã deste domingo, 7, na pista do Ser...

07/07/2024 às 14h11 Atualizada em 07/07/2024 às 19h19
Por: Redação DN Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Coordenação de Desporto Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã deste domingo, 7, na pista do Serviço Social da Indústria (SESI), a fase estadual do atletismo dos jogos estudantis, que é classificatória para a fase nacional.

Ao todo, participaram das competições 254 atletas de 64 escolas de 16 municípios. São eles: Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Tarauacá, Feijó, Porto Walter, Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri, Assis Brasil, Porto Acre, Bujari, Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard.

Da fase estadual do atletismo participaram mais de 250 atletas de 16 municípios,Foto: Mardilson Gomes/SEE
Da fase estadual do atletismo participaram mais de 250 atletas de 16 municípios,Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com a coordenadora de desporto escolar da SEE, Kelly Figueiredo, além do atletismo, aconteceu simultaneamente também, no espaço da escola Águias do Saber, em Rio Branco, a fase estadual da ginástica rítmica, modalidade da qual o Acre também tem representantes na fase nacional.

“Temos que destacar que esse ano o governo do Estado teve um cuidado especial com os municípios mais distantes, como Porto Walter, onde os atletas saíram de avião e tivemos todo um cuidado com o fretamento para seguir para Rio Branco e, por isso, hoje, conseguimos estar aqui com mais de 250 atletas de 16 municípios”, explica.

Kelly Figueiredo destaca aumento da participação de atletas nos jogos estudantis.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Kelly Figueiredo destaca aumento da participação de atletas nos jogos estudantis.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para o próximo ano, acrescenta a coordenadora, provavelmente as modalidades de atletismo e de vôlei deverão contar com uma fase regional em decorrência do aumento no número de atletas participantes.

“Aliás, esse ano, tivemos um aumento considerável em todas as modalidades. O Acre estará representado em 18 modalidades. Só não estamos ainda com a esgrima, mas até com o tiro ao alvo estamos tendo o cuidado de implantar em nosso Estado e com certeza teremos uma representatividade bem maior e melhor”, afirma.

Representando o interior

A professora Nilda Conrado é gestora da escola Franklin Roosevelt, em Plácido de Castro. Ela informa que a escola participa da fase estadual do atletismo com cinco atletas, sendo dois deles do sub- 14 e 3 do sub-17. Em 2023, a escola conseguiu classificar dois atletas para a fase nacional.

“Lá na escola procuramos apoiar a prática esportiva e esse ano tivemos a participação de 144 atletas nas mais diversas modalidades. A escola e a comunidade têm abraçado o esporte, tanto que teremos representantes na fase estadual do vôlei, do handebol, do vôlei de praia, no tênis de mesa e no xadrez”, destaca.

Da zona rural de Plácido de Castro, escola Flávia Pimentel se fez presente na fase estadual.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Da zona rural de Plácido de Castro, escola Flávia Pimentel se fez presente na fase estadual.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Outro colégio de Plácido de Castro que participa na modalidade atletismo dos jogos estudantis na fase estadual é a Escola Flávia Barros Pimentel. O gestor da escola, que é rural, professor Sharlen Ferreira, fez questão de acompanhar os cinco atletas em Rio Branco.

“No ano passado tivemos um atleta que foi para a fase nacional, na categoria sub-14 e hoje estamos com um maior número. O esporte é fundamental, pois os alunos melhoram o desempenho escolar, sobretudo a questão da disciplina, por isso incentivamos a prática em nossa escola”, afirma.

A atleta que foi classificada no ano passado para a fase nacional da escola Flávia Pimentel foi Kauane Silva de Souza, que está no 9º ano do ensino fundamental, anos finais. “Eu nunca sonhava em ganhar e ir para a fase nacional e esse ano minhas expectativas são as melhores”, disse.

Vale do Juruá, presente

A participação das escolas da região do Vale do Juruá é fundamental para abrilhantar a fase estadual do atletismo dos jogos estudantis. A escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, participa pelo segundo ano consecutivo. O professor Alisson Oliveira acompanha, ao todo, seis atletas, todos do sub-17.

“Esse ano, os atletas da escola participam do arremesso de disco e também do arremesso de peso e, para eles, é um sonho ter a oportunidade de participar da fase estadual dos jogos estudantis e poder viajar para Rio Branco”, enfatiza.

Atletas de Cruzeiro do Sul participaram no arremesso de dardo e de peso.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Atletas de Cruzeiro do Sul participaram no arremesso de dardo e de peso.Foto: Mardilson Gomes/SEE

Aluna da Craveiro Costa, Kaisla Matias representa a escola na modalidade arremesso de peso. É a primeira vez que ela participa de uma edição dos jogos estudantis, mas tem boas expectativas na competição. “Espero ter uma boa classificação e até mesmo ganhar”, disse.

Outra escola bastante representativa nos jogos estudantis é a Djalma Batista, de Tarauacá. Este ano, trouxe três atletas, sendo um no salto em distância, outro nos 200 metros e mais um outro no arremesso de dardo. De acordo com o professor Marcos Santos, todo ano a escola participa dos jogos estudantis.

Atleta Kaisla Matias representou a escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Atleta Kaisla Matias representou a escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul.Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A gente procura incentivar o esporte em nossa escola porque mantém o jovem ocupado, o mantém motivado, ele adquire expectativa de vida, sem falar que também incentiva em sala de aula e ajuda a ocupar a mente do nosso aluno”, faz questão de dizer.

Quem representa a escola Djalma Batista no salto em distância é o atleta Lázaro Pereira Almeida Filho, do segundo ano. Embora seja a primeira vez que participa das competições dos jogos estudantis, diz ter boas expectativas. “Eu espero chegar no pódio”, ressalta.

Escolas de Porto Walter

O município de Porto Walter tem nada menos do que sete atletas de três escolas participando da fase estadual dos jogos estudantis na modalidade atletismo. São elas: Manoel Moreira Pinheiro, Borges de Aquino e Helena Nobre. Os atletas estão sob a supervisão dos professores Erisberto Lima de Oiveira e Tábata Larissa Alves.

Professores Eribersto Lima e Tábata Alves trouxeram atletas de três escolas de Porto Walter.Foto: Mardilson Gomes/SEE
Professores Eribersto Lima e Tábata Alves trouxeram atletas de três escolas de Porto Walter.Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com o professor Erisberto Lima, é um sonho para os alunos do município poder participar da fase estadual dos jogos estudantis. “Apesar da distância, eles estão muito confiantes nos resultados, porque em 2023 uma equipe de futsal ficou em segundo lugar na fase nacional”, explicou.

A professora Tábata Alves fez questão de agradecer ao governo do Estado pela logística de trazer os atletas até Rio Branco para competir. Isso porque eles saíram de avião até Cruzeiro do Sul e seguiram em um ônibus fretado até a capital. “Viajamos bem, ficamos muito bem hospedados em Cruzeiro do Sul e chegamos bem”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasiléia, AC Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 37°C 19°C
Sex 38°C 20°C
Sáb 39°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Seg 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias