Quarta, 24 de Julho de 2024
20°

Tempo limpo

Brasiléia, AC

Emprego ICMBio

Concurso ICMBio: portaria autoriza contratação temporária sem PSS

Foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira

11/07/2024 às 12h05
Por: Redação DN
Compartilhe:
Foto: divulgação ICMBio
Foto: divulgação ICMBio

Um novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para temporários pode ocorrer em breve!

Isso porque foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (11/7), alteração na instrução normativa 1/2021, que regulamenta a forma de contratações para a carreira de agente ambiental em caráter temporário.

De acordo com o documento, fica dispensado o edital com a realização do processo seletivo simplificado apenas para a contratação de agentes temporários ambientais para as atividades a que se refere o art. 3º, II, da instrução normativa 1/2021 em caso de declaração, pela Diretoria técnica responsável, de situação de emergência decorrente de circunstância crítica ou algo iminente com ocorrência de perigo e imprevisto.

As atividades desempenhadas são as seguintes:

  • Apoio à prevenção e combate a incêndios florestais;
  • Realização de atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como:
    • Prevenção;
    • Ações de sensibilização junto às comunidades locais;
    • Uso do fogo visando o manejo conservacionista da vegetação nativa;
    • Monitoramento e combate aos incêndios na vegetação no interior das unidades de conservação ou em áreas estratégicas a sua gestão.

A efetivação da contratação se dará por tempo não superior a 1 (um) ano, admitida a prorrogação do contrato por até 1 (um) ano.

Para que ocorra a contratação, será necessária a apresentação da seguinte documentação comprobatória:

  • Certificado de aprovação, exclusivamente, em Curso de Formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, presencial, com aulas teóricas e práticas, homologado por instituições públicas federais, com atribuições em áreas protegidas, com no mínimo 40 (quarenta) horas-aula, em caso de contratação para a área temática de prevenção e combate a incêndios;
  • Documento pessoal com foto e comprovação de inscrição de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (Carteira de Identidade) – documento original e cópia;
  • Atestado médico, emitido há menos de 30 (trinta) dias, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam e declarando que o candidato se encontra “APTO” a realizar atividades físicas – documento original e cópia;
  • Tipagem sanguínea e fator RH – documento original e cópia;
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc) ou declaração de residência assinada – documento original e cópia;
  • Cópia do comprovante de escolaridade ou declaração do próprio candidato de que sabe ler e escrever; e
  • Certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil local e da Polícia Federal e certidões criminais das Justiça Estadual e Federal da jurisdição onde ocorrerá a contratação.

Confira, abaixo, publicação em Diário Oficial:

concurso ICMBio temporários
concurso ICMBio temporários

Novo concurso ICMBio para temporários

Foi anunciado pelo ICMBio nesta segunda (8/7), um novo processo seletivo para a contratação de agente temporário ambiental, com duração de 24 meses.

As oportunidades são distribuídas entre as seguintes áreas temáticas, com lotação em Rondônia:

PSS ICMBio

Os interessados podem se inscrever presencialmente no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado na Avenida Guaporé, nº 3255, Bairro Cidade Alta, neste 11 de julho.

Outra opção é enviar a inscrição pelo endereço eletrônico [email protected], até o dia 12 de julho de 2024. Não haverá cobrança de qualquer taxa a título de inscrição.

Os candidatos serão avaliados por meio de análise documental e curricular, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital. A validade do processo seletivo é de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por até mais 12
meses, por conveniência da Administração.

As atribuições dos aprovados serão as seguintes:

  • Monitoramento patrimonial, realizando atividades de monitoramento de bens e pessoas, comunicando de imediato a detecção das ocorrências à chefia imediata, bem como zelar pelo patrimônio público e pelos bens das Unidades de Conservação;
  • Apoio administrativo e operacional à gestão das Unidades de Conservação, em caráter auxiliar, visando o assessoramento aos colaboradores, técnicos e analistas nas atividades administrativas propostas, incluindo, a operacionalização de sistemas;
  • Recepção e atendimento ao público em geral e controle de acesso;
  • Outras funções operacionais, em apoio à atividades finalísticas e da área meio do ICMBio realizadas nas Unidades de Conservação, visando a estruturação e organização de documentos, serviços auxiliares de preenchimento de formulários, bem como verificação da entrada e saída de correspondências para encaminhamento interno.

Mais informações podem ser conferidas no edital!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasiléia, AC Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Qui 37°C 19°C
Sex 38°C 20°C
Sáb 39°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Seg 39°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias