Concurso ICMBio: portaria autoriza contratação temporária sem PSS
Foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira
11/07/2024 às 12h05
Por: Redação DN
Compartilhe:
Um novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para temporários pode ocorrer em breve!
Isso porque foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (11/7), alteração na instrução normativa 1/2021, que regulamenta a forma de contratações para a carreira de agente ambiental em caráter temporário.
De acordo com o documento, fica dispensado o edital com a realização do processo seletivo simplificado apenas para a contratação de agentes temporários ambientais para as atividades a que se refere o art. 3º, II, da instrução normativa 1/2021 em caso de declaração, pela Diretoria técnica responsável, de situação de emergência decorrente de circunstância crítica ou algo iminente com ocorrência de perigo e imprevisto.
As atividades desempenhadas são as seguintes:
Apoio à prevenção e combate a incêndios florestais;
Realização de atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como:
Prevenção;
Ações de sensibilização junto às comunidades locais;
Uso do fogo visando o manejo conservacionista da vegetação nativa;
Monitoramento e combate aos incêndios na vegetação no interior das unidades de conservação ou em áreas estratégicas a sua gestão.
A efetivação da contratação se dará por tempo não superior a 1 (um) ano, admitida a prorrogação do contrato por até 1 (um) ano.
Para que ocorra a contratação, será necessária a apresentação da seguinte documentação comprobatória:
Certificado de aprovação, exclusivamente, em Curso de Formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, presencial, com aulas teóricas e práticas, homologado por instituições públicas federais, com atribuições em áreas protegidas, com no mínimo 40 (quarenta) horas-aula, em caso de contratação para a área temática de prevenção e combate a incêndios;
Documento pessoal com foto e comprovação de inscrição de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (Carteira de Identidade) – documento original e cópia;
Atestado médico, emitido há menos de 30 (trinta) dias, que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam e declarando que o candidato se encontra “APTO” a realizar atividades físicas – documento original e cópia;
Tipagem sanguínea e fator RH – documento original e cópia;
Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc) ou declaração de residência assinada – documento original e cópia;
Cópia do comprovante de escolaridade ou declaração do próprio candidato de que sabe ler e escrever; e
Certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil local e da Polícia Federal e certidões criminais das Justiça Estadual e Federal da jurisdição onde ocorrerá a contratação.
Confira, abaixo, publicação em Diário Oficial:
Novo concurso ICMBio para temporários
Foi anunciado pelo ICMBio nesta segunda (8/7), um novo processo seletivo para a contratação de agente temporário ambiental, com duração de 24 meses.
As oportunidades são distribuídas entre as seguintes áreas temáticas, com lotação em Rondônia:
Os interessados podem se inscrever presencialmente no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado na Avenida Guaporé, nº 3255, Bairro Cidade Alta, neste 11 de julho.
Outra opção é enviar a inscrição pelo endereço eletrônico [email protected], até o dia 12 de julho de 2024. Não haverá cobrança de qualquer taxa a título de inscrição.
Os candidatos serão avaliados por meio de análise documental e curricular, conforme os critérios de pontuação estabelecidos no edital. A validade do processo seletivo é de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por até mais 12 meses, por conveniência da Administração.
As atribuições dos aprovados serão as seguintes:
Monitoramento patrimonial, realizando atividades de monitoramento de bens e pessoas, comunicando de imediato a detecção das ocorrências à chefia imediata, bem como zelar pelo patrimônio público e pelos bens das Unidades de Conservação;
Apoio administrativo e operacional à gestão das Unidades de Conservação, em caráter auxiliar, visando o assessoramento aos colaboradores, técnicos e analistas nas atividades administrativas propostas, incluindo, a operacionalização de sistemas;
Recepção e atendimento ao público em geral e controle de acesso;
Outras funções operacionais, em apoio à atividades finalísticas e da área meio do ICMBio realizadas nas Unidades de Conservação, visando a estruturação e organização de documentos, serviços auxiliares de preenchimento de formulários, bem como verificação da entrada e saída de correspondências para encaminhamento interno.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.