O Centro de Apoio ao Surdo (CAS), órgão da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), concluiu na tarde desta terça-feira, 26, em Rio Branco, o Curso Avançado de Intérprete de Libras. No total, 16 alunos finalizaram a etapa e estão aptos a trabalhar em qualquer instituição.
Foram mais de 160 horas-aula, após os alunos já terem concluído os cursos básico e intermediário, cada um com aproximadamente 100 horas-aula. Ao fim do ciclo, fizeram uma avaliação de desempenho e realizaram a simulação de uma situação real em forma apresentação teatral.
De acordo com a chefe do CAS, professora Lindomar Castro, havia algum tempo que o curso avançado não era oferecido à comunidade, e os intérpretes eventualmente migram para outras funções, mas o público-alvo da prefeitura e do Estado vem aumentando.
“Se a gente fica mais um tempo sem esse curso avançado, sem dar continuidade à formação, chega um momento em que se fica sem intérprete, pois o nosso Centro é o único que oferta esse tipo de formação, sem falar que a prefeitura já tem um número de efetivos”, explica.
A docente destaca que, por outro lado, o concurso que está sendo realizado pelo governo do Estado para a área da Educação é o primeiro, em toda a história da SEE, que oferece vagas para professores e mediadores bilíngues, “então o CAS tem uma relevância no sentido formativo”.
Danielli Silva é professora do CAS e, embora já tenha trabalhado em outros cursos, é o primeiro avançado em que tem a oportunidade de atuar. “São alunos bons, que gostam de aprender. Eu me emociono com o desenvolvimento deles, estou muito feliz por essa interação”, relata.
Entre os concludentes do curso está Nina Ferreira. Aluna proveniente da cota da comunidade, diz que o que a levou a fazer a capacitação foi a vontade de aprender uma nova língua. “Eu gosto de inclusão e quero me aperfeiçoar cada vez mais nessa área de conhecimento”, revelou.
Quem também fez o curso na cota da comunidade, a partir do convite de uma amiga, foi Rômulo Moraes. “Eu já tinha os pré-requisitos, já tinha feito os cursos básico e intermediário e sou voluntário no Comitê Chico Mendes, onde trabalho como tradutor e intérprete de libras”, contou.
The post Centro de Apoio ao Surdo conclui curso avançado em intérprete de libras appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 22° Máx. 30°