
Os membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Cemaf) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 30, para tratar sobre temas relacionados ao licenciamento e regulamentação de atividades ambientais no Acre.
O encontro, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Rio Branco, foi conduzido pelo coordenador da câmara, Carlos Cavalcante, e contou com a participação de cinco membros e sete convidados.

A primeira reunião do ano tratou sobre a Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Cemact) nº 001, de 12 de janeiro de 2012, que aborda a regulamentação e licenciamento ambiental de atividades com potencial arqueológico, como geoglifos ou sítios arqueológicos. Essas medidas visam garantir que os impactos negativos ao meio ambiente sejam minimizados durante a execução dessas ações.
Na ocasião, foram analisados os documentos para que os membros da câmara possam contribuir para o aperfeiçoamento da proposta de atualização da resolução. A continuidade desse debate se desdobrará na próxima reunião, prevista para 10 de fevereiro.

Outra pauta abordada foi a validação da minuta da resolução do Cemaf, que trata sobre o licenciamento e regularização ambiental dos cemitérios no estado do Acre. O documento foi apresentado pelo coordenador do grupo de trabalho da câmara técnica, Joel Ferreira. Os participantes puderam debater e propor ajustes na redação. Após as incorporação das contribuições, a minuta será submetida novamente para análise dos membros.
O coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Cláudio Cavalcante, destaca que o principal objetivo das reuniões é promover a integração entre os membros, permitindo uma colaboração efetiva na criação de estratégias para a gestão das políticas ambientais.
“A intenção da Câmara Técnica é reunir as contribuições de todos, de forma a elaborar, de maneira conjunta, as melhores soluções para as questões ambientais. Nosso trabalho é definir diretrizes, normas e ações essenciais para garantir o desenvolvimento sustentável do Acre”, explica Cláudio.

O encontro contou com a participação dos representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa), da Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac) e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
O Cemaf, criado por meio da Lei nº 3.595 de 20/12/2019, é um órgão colegiado deliberativo e normativo que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Floresta (Sismaf), na condição de órgão superior. É presidido e secretariado pela Sema e seus membros são nomeados por ato do Poder Executivo, responsável por indicar os órgãos e entidades representativos do Estado.
The post Membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente debatem ações de regulamentação e licenciamento ambiental appeared first on Noticias do Acre .
Acre Governo do Acre e Incra firmam cooperação técnica para ampliar a regularização ambiental e fundiária em assentamentos
Acre Governo realiza reunião para debater atividade pesqueira no Acre
Acre Estado investe em novas plataformas para expansão da rede de monitoramento de rios
Acre Governo do Acre amplia diálogo sobre regulamentação de unidades de conservação em workshop sobre áreas protegidas, em Brasília
Acre Reunião técnica debate estratégias e reforça gestão de riscos para enfrentamento da cheia dos rios Acre
Acre Governo do Acre anuncia realização de reunião técnica para enfrentamento da cheia
Acre Níveis dos rios no Acre apresentam vazante, mas previsão é de mais chuvas nos próximos dias
Acre Gestores da Secretaria de Meio Ambiente realizam planejamento operacional para o biênio 2025-2026
Acre Membros do Conselho de Meio Ambiente debatem critérios para ampliação da participação social nas câmaras técnicas Mín. 21° Máx. 32°