Quarta, 30 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Brasiléia, AC

Geral Acre

Governo anuncia construção de nova escola indígena no Rio Moa, em Mâncio Lima

Às margens do Rio Moa, em Mâncio Lima, cidade do extremo oeste do Acre, cerca de 670 km distante da capital Rio Branco, na última semana, a comunid...

14/04/2025 às 13h37
Por: Redação DN Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Às margens do Rio Moa, em Mâncio Lima, cidade do extremo oeste do Acre, cerca de 670 km distante da capital Rio Branco, na última semana, a comunidade indígena Nukini vivenciou um marco importante para a educação local: a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova Escola Indígena Pedro Antônio de Oliveira. A obra será realizada por meio de convênio entre o governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Mâncio Lima.

A escola está localizada na Aldeia República e é a maior da região, atendendo atualmente cerca de 150 alunos. O acesso é exclusivamente fluvial, com uma viagem de aproximadamente seis horas de barco, subindo o rio a partir da cidade de Mâncio Lima.

Assinatura contou com a presença de autoridades e lideranças da comunidade. Foto: Representação da SEE em Mâncio Lima
Assinatura contou com a presença de autoridades e lideranças da comunidade. Foto: Representação da SEE em Mâncio Lima

A nova construção será estruturada para atender às práticas pedagógicas contextualizadas, com foco nas especificidades culturais da etnia Nukini. O espaço vai possibilitar o acesso à educação formal para crianças e jovens da comunidade, considerando seus valores, tradições e modos de vida, de acordo com as diretrizes de ensino para populações indígenas no estado.

O secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destaca os desafios logísticos envolvidos na construção da escola em uma área de difícil acesso, reforçando o papel fundamental da cooperação entre os entes públicos. “Realizar uma obra como essa, em uma região remota e com acesso exclusivamente fluvial, exige planejamento, esforço conjunto e sensibilidade. A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Mâncio Lima tem sido essencial para viabilizar ações que atendam às necessidades reais das comunidades indígenas”, afirma.

Nova construção atenderá às especificidades da comunidade. Foto: Representação da SEE em Mâncio Lima
Nova construção atenderá às especificidades da comunidade. Foto: Representação da SEE em Mâncio Lima

Durante a cerimônia, o coordenador da Representação da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) no município, Alcione Benevides, destacou a importância do investimento. “A construção dessa escola é uma vitória coletiva. Ela representa mais do que paredes e salas de aula. É um espaço que vai abrigar sonhos, saberes e o futuro dos nossos jovens indígenas. Agradeço ao governador Gladson Camelí e ao secretário Aberson Carvalho pelo olhar sensível e pelos investimentos contínuos na educação de Mâncio Lima”, afirmou.

Ainda no evento, o prefeito Zé Luiz da Costa reforçou o compromisso da gestão municipal com a educação das comunidades indígenas. “Investir na educação indígena é valorizar a nossa história, é garantir oportunidades para todos e todas”, pontuou.

A assinatura da ordem de serviço contou também com a presença da vereadora Jaluza do Val e do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior.

The post Governo anuncia construção de nova escola indígena no Rio Moa, em Mâncio Lima appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasiléia, AC Atualizado às 09h02 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 31°

Qui 28°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 28°C 22°C
Seg 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias