Expandindo as ações do programa Juntos Pelo Acre para todas as regiões do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou nesta sexta-feira, 4, do Projeto Cidadão, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), com o projeto Vestuário Social, levando mil kits de roupas para a população de Cruzeiro do Sul.
A ação teve início na Escola Estadual Comandante Braz de Aguiar e se estende até este sábado, 5, com atendimentos das 8h às 15h, na Rua Rui Barbosa, no Centro da cidade.
Além da distribuição de vestuário promovida pela SEASDH, o Projeto Cidadão ofereceu serviços de documentação, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, consultas com clínico geral, atendimento odontológico, vacinação, testes rápidos e distribuição de medicamentos.
A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, ressaltou a importância da ação integrada com o Tribunal de Justiça e o impacto social da iniciativa na vida das famílias da região.
“Hoje, com a entrega de mil kits de Vestuário Social, reafirmamos nosso compromisso de garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. Quero destacar o apoio fundamental da nossa vice-governadora Mailza Assis, que tem sido uma defensora incansável das ações de assistência social e da valorização das famílias em todo o estado. Essas ações não representam apenas a entrega de roupas ou atendimentos, mas gestos concretos de cuidado, inclusão e respeito. Estamos falando de garantir cidadania, de aproximar o Estado das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam ser vistas e ouvidas”, acrescenta.
A coordenadora do Projeto Cidadão, Isnailda Silva, explicou que o programa completa 30 anos e representa uma união de instituições com o mesmo objetivo: promover justiça social e cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade ou com difícil acesso a serviços essenciais.
“Temos aqui a Defensoria Pública, o Ministério Público, e a junção de esforços entre os governos estadual e municipal, junto com o Poder Judiciário, é de fundamental importância para garantir que as pessoas tenham acesso a políticas públicas. Muitas vezes, a população não tem tempo de resolver determinadas situações, e aqui ela encontra diversos serviços reunidos em um só lugar”, disse a coordenadora.
Além do governo do Estado, participaram da ação o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Defensoria Pública (DPE/AC), além de profissionais da saúde e de outras áreas.
Moradora do bairro Remanso, Alcilene Lima contou que soube da ação por meio de uma amiga e destacou a relevância da iniciativa.
“Achei muito importante. Todos os serviços oferecidos aqui são essenciais. E é muito bom receber roupas novas por meio de doação, ajuda muito.”
O programa Juntos Pelo Acre busca melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em áreas urbanas, rurais e comunidades indígenas, promovendo autonomia, protagonismo e a integração de políticas públicas.
Antônia Pamela de Lima Santos, uma das beneficiárias do projeto Vestuário Social, destacou: “Tem gente que não tem dinheiro pra comprar roupa, e aqui eles dão de graça. Só precisa do CPF e essas coisas”.
Moradora do bairro Santa Terezinha, Francisca Socorro do Nascimento Souza também celebrou a iniciativa: “Tem muitas pessoas que precisam, muita gente não tem roupa. Essas ações ajudam muito a melhorar a situação”.
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Programas Sociais (Coaps), encerra o Projeto Cidadão neste domingo, 6, com a realização do casamento coletivo durante a 20ª Expoacre Juruá, no estacionamento do Estádio Arena do Juruá.
The post Cruzeiro do Sul recebe ação do Juntos Pelo Acre com entrega de vestuário social e serviços gratuitos appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 19° Máx. 33°