Discussões, acordos e decisões relacionadas à economia dos estados, às desigualdades regionais, ao federalismo fiscal, à simplificação tributária, aos incentivos fiscais e à autonomia financeira dos entes estaduais ocuparam a centralidade dos debates na capital acreana, Rio Branco, nesta sexta-feira, 4, durante a 197ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
O encontro reúne representantes de todas os estados para implementação de decisões que impactam diretamente as políticas fisco-tributárias de todo o país, por se tratar da instância máxima de deliberação das questões tributárias interestaduais.
O estado do Acre sedia esta edição do evento com uma extensa programação, que teve início na quarta-feira, 2, com a reunião da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe); em seguida, na quinta, 3, foi a vez do encontro do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), e encerrou nesta sexta, com a Reunião do Confaz.
Na vanguarda de pautas de economia verde, o Acre sediou o evento pela primeira vez, buscando mostrar aos outros estados da federação que é possível avançar economicamente com sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da federação.
“Na verdade, seria impossível pensar economia, desenvolvimento, sem olhar para a natureza. Estou muito grato em receber aqui no Acre cada um de vocês, que representam a harmonia na federação brasileira. Sabemos que termos nossos embates é inevitável, mas tudo é em prol da nação. Viva ao Acre, viva ao Brasil!”, disse o secretário da Fazenda do Acre e anfitrião do evento, Amarísio Freitas.
Durante a agenda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que preside o conselho, foi representado pelo secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas.
“O Acre representa as conquistas e desafios do crescimento sustentável. Estamos avançando nas regulamentações para avançarmos juntos. Temos acompanhado um comércio crescente nas áreas de fronteira, e a Receita Federal está atenta a toda essa movimentação. Contem conosco!”, disse.
Em três dias de intensos debates, tendo a Reforma Tributária como ponto central, no Acre, foram conquistados pontos significativos no âmbito da administração tributária, com aprovação de medidas, ajustes, benefícios fiscais e estímulos econômicos, com a intenção de impulsionar investimentos e fortalecer a competitividade no cenário nacional.
“É com grande alegria que participo dessa reunião em nossa capital. Temos trabalhado para gerar postos de trabalho, bem-estar e qualidade de vida para a população. Nosso compromisso fiscal é levar esse propósito às pessoas que estão na ponta desse processo. É preciso que haja uma reforma tributária igualitária, com impostos justos que financiem os serviços públicos. Tenho certeza do compromisso de vocês com o diálogo e o espírito corporativo que permeia esse encontro”, disse o governador do estado, Gladson Camelí, que compareceu à plenária após uma jornada de agendas institucionais no interior.
De acordo com o presidente do Comsefaz, Flávio César Mendes, as vitórias alcançadas são resultado do trabalho técnico e institucional de todos os entes federados, que demonstram a viabilidade das propostas, respeitando o pacto federativo e os princípios da neutralidade concorrencial entre os entes federados.
“Quero resumir tudo o que vivemos aqui em uma única frase: o Acre deu um show. Enquanto era palco de debates reunindo todas as unidades da federação, nos propiciou uma imersão na floresta. Com certeza, levaremos em nossas bagagens a melhor impressão do Acre e um pedaço importante do Brasil em nossos corações”, disse.
The post Acre encerra agenda fiscal nacional com reunião de instância máxima de decisões políticas tributárias do país appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 19° Máx. 33°